sábado, 31 de outubro de 2009

O pulo do gato – Parte II – IMAGEM É TUDO


Prosseguimos na pesquisa.

3 – Nesse percurso tem ônibus, de empresa, em que você tem receio de sujar sua roupa?

Adivinhem a resposta?

R-TEM E EU SÓ VIAJO COM ELA QUANDO ESTOU COM PRESSA E NÃO PASSA OUTRO!

Analisando as respostas e fazendo cruzamentos descobrimos que naquele corredor os clientes habituais que conheciam pelo menos mais de uma linha com a qual pudessem viajar tinham conceitos formados sobre as melhores e as piores empresas.
As piores coincidentemente eram apontadas como as que tinham os ônibus mais sujos, os piores empregados e os ônibus mais velhos.

As melhores empresas eram as que, na opinião dos pesquisados, tinham os ônibus mais limpos, os melhores empregados e os ônibus mais novos.

Ocorre que nesse corredor, entre as 2 empresas melhor avaliadas por eles, uma delas tinha os ônibus mais velhos!

Imagem é tudo, fazer o quê?

Curiosamente, a empresa melhor avaliada, era a que tinha os ônibus mais velhos porém limpíssimos e bem conservados.

Um dos clientes entrevistados fez questão de dizer que, na ida, usava linha de outra empresa porque o itinerário no local de embarque lhe era mais conveniente mas que, na volta, só viajava em sua preferida.
E disse mais, que a empresa era tão boa que no terminal João Goulart, distribuía bombons aos clientes que embarcavam pela manhã!

Na verdade-verdadeira, a empresa havia distribuido bala JUQUINHA aos clientes que embarcavam, durante alguns poucos meses há uns 2 anos atrás. Fazia tempo que a promoção havia encerrado.

MAS COMO IMAGEM É TUDO, para aquele cliente a promoção permanecia e reforçava seu ponto de vista.

E a bala “JUQUINHA”, havia se transformado em bombom...

Nessa pesquisa, a pior empresa avaliada tinha os ônibus mais novos! Contudo, seus ônibus foram apontados como velhos, os mais sujos e operados pelos piores empregados.


IMAGEM É TUDO.

Nenhum comentário: