domingo, 2 de maio de 2010

Caminhando...

O Marketing tradicional chama a atenção para 4 fundamentos, os 4 P´s:
- product
- price (preço)
- place (canais de distribuição)
- publishing (publicidade)

A 1001, com Seu Jelson e Amaury, usou e abusou do primeiro P - product. Foram eles que colocaram ônibus com ar condicionado na linha Niterói - São Paulo, criaram o ônibus Executivo como conhecemos, criaram o ônibus de 2 classes e 2 pisos.

Há onze anos quando cheguei na empresa encontrei, portanto, serviços (products) diferenciados, imaginei haver segmentação no mercado de diversas linhas e ampliei a experiência original, criando serviços diferenciados em todas as linhas importantes.
Entendi que serviços diferenciados tinham que ter preços compatíveis. Verifiquei, na prática, que os preços dos serviços não poderiam ser aqueles sugeridos pelos órgãos gestores (ANTT e DETRO, no Estado do Rio de Janeiro).
Fui alterando as relações entre preços dos diferentes serviços, fui alterando preços considerando a concorrência e aos poucos, gradativamente, usei e abusei do segundo P - price (preço).

Se o tal Marketing Tradicional estiver certo ainda faltam 2 P´s para exercitar.

Espero que o caminho não seja tão longo agora pois, após 11 anos, passei a responsável pelas áreas de Marketing e Comercial da empresa.

Nenhum comentário: